January 11, 2011

Estrutura de um artigo científico ou técnico

Quando chega o momento de elaborar um artigo científico, as primeiras dúvidas prendem-se muitas vezes com a estruturação do trabalho...

O artigo científico ou técnico deve seguir um método científico. No entanto, não é propriamente uma dissertação ou tese, nomeadamente na sua dimensão e rigor metodológico. Com frequência, é fixado um número de palavras, que pode ir das três mil às cinco mil palavras, embora haja para muitos outros limites. Por vezes, apresenta uma estrutura simples, menos elaborada, mas coerente com perfeita articulação entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão; outras vezes, sobretudo se é de pesquisa de campo ou experimental, deve conter:
1. Título que reflecte, adequadamente, o assunto;
2. Resumo com apresentação concisa de todos os pontos relevantes. É frequente surgir, também, em inglês (abstract) e, algumas vezes, em francês (résumé).
3. Texto com introdução, corpo do trabalho e conclusão:
3.1. Na introdução, surge a apresentação do tema, a sua natureza e importância, o enquadramento, a problemática, as hipóteses, as metodologias, os objectivos.
3.2. No corpo do trabalho, aparece a moldura conceptual (com a revisão de literatura), para apoio teórico do tema, a partir de autores e estudos que o possam esclarecer. De seguida, deve haver uma breve descrição dos materiais e procedimentos básicos utilizados (amostragem, técnicas e métodos, análise dos dados). Por fim, há a apresentação e discussão dos resultados principais do estudo (dados concretos e estatísticos).
3.3. Na conclusão, deve afirmar-se, em síntese, a ideia central e os pontos relevantes, deduzidos, logicamente, do que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho.
4. Bibliografia, com a lista de referências usadas para a realização do trabalho.
Se necessário, pode ter notas de rodapé.
As ilustrações - tabelas, quadros e gráficos - são numeradas consecutivamente para cada natureza.
Se indispensáveis, surgem em anexo os questionários e outros elementos ou matérias complementares.

Nota: em geral, os artigos científicos, quando apresentados numa comunidade académica, devem possuir uma parte pré-textual (Capa e folha de avaliação) e uma parte textual (artigo propriamente dito, incluindo referências). Nas publicações, surge apenas a parte textual.

Fonte:
artigo científico e técnico. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-01-11].
Disponível na www: www.infopedia.pt.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

Tradução automática

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Search This Blog