October 19, 2014

Second Life®: recursos gratuitos para novos utilizadores (e não só)

Entramos todos no Second Life® (mais ou menos) iguais, com um dos "avatares iniciais" disponibilizados no site oficial e o famoso "andar de pato". Alguns ficam assim durante muito tempo, por vezes meses ou anos (há casos). Outros, porém, sentem de imediato uma enorme vontade de personalizar os seus avatares.

Exceptuando a lista de locais com itens gratuitos referida no ponto 1 (que apenas se encontram disponíveis para avatares com idade inferior a 30 dias), este artigo visa ser útil, tanto para os utilizadores que só agora criaram uma conta no Second Life®, como para aqueles que, embora já não sendo newbies, nunca souberam bem onde encontrar o que precisavam para personalizar os seus avatares, sem terem de adquirir Linden dólares (a moeda virtual que permite fazer compras dentro do Second Life®).


1. O teu avatar tem menos de 30 dias? Isso pode ser fabulosamente free! :)

"FabFree ’30 days’ list"

(Última actualização, à data deste post: 28 de Setembro de 2014)
http://fabfree.wordpress.com/fabfree-30-days-list/
Nesta página encontra-se uma extensa lista de locais onde são oferecidos freebies (artigos gratuitos) aos avatares com idade inferior a 30 dias, incluindo os 16 avatares completos da emblemática Caledon - imperdíveis para os apreciadores de um visual Steampunk.


2. O teu avatar tem mais de 30 dias? Não faz mal: continuas a ser um cidadão novo.

New Citizens Inc (NCI)

http://slurl.com/secondlife/Kuula/185/245/31
A loja do NCI possui um extraordinário acervo de artigos gratuitos. O lema do grupo New Citizens Inc é "Everyone Helping Newbies". Fundado em 2005, este grupo possui mais de dez milhares de membros activos e conta com 100 voluntários que se dedicam exclusivamente a ajudar os novos utilizadores do Second Life®. O NCI é um dos melhores pontos de partida para iniciar (ou aprofundar) a aprendizagem sobre o Second Life®. Os locais geridos pelo NCI também são bons para encontrar espaços onde possamos abrir caixas [ver nota mais abaixo sobre este assunto].

Banner do website do NCI

3. Só para membros do grupo? Ainda bem que podemos aderir gratuitamente.

Há criadores que disponibilizam itens gratuitos independentemente da idade dos utilizadores, mas apenas para aqueles que aderem ao seu grupo de clientes. Trata-se de uma estratégia de marketing como qualquer outra e, desde que a adesão seja gratuita, não existe qualquer custo para o utilizador, que poderá sair do grupo assim que quiser.

Alguns dos artigos oferecidos aos membros do grupo pela COCO Designs
Dois exemplos de lojas com ofertas para membros dos respectivos grupos de clientes:

COCO Designs

Aqui podemos encontrar roupas, calçado e acessórios para avatares femininos, bem como um coelho (avatar completo), ideal para explorar sims com o tema "Alice no País das Maravilhas". No momento em que este artigo é escrito também se encontra disponível uma peruca em forma de abóbora, um item que talvez tenha sido criado a pensar simultâneamente na Noite das Bruxas e no Dia de Acção de Graças.

Nota: estes itens são oferecidos dentro de caixas, pelo que será necessário abri-las e copiar os artigos para o inventário antes de os poder usar. As instruções sobre a abertura de caixas no Second Life® encontram-se disponíveis aqui.


Abranimations

http://maps.secondlife.com/secondlife/Animations/135/101/26
Nesta loja existe a oportunidade de perder de uma vez por todas o "andar de pato" beneficiando das ofertas de Abramelin Wolfe, um dos principais criadores de animações no Second Life®, com direito a um programa na série "The Drax Files" (o vídeo é também uma forma interessante de ficarmos a conhecer como são feitas as animações que servem para dar vida aos avatares).



Nota: à data de publicação deste artigo, os freebies encontravam-se no primeiro andar da loja, do lado direito das escadas.

4. Eventos. Nestas festas de aniversário, quem recebe prendas somos nós.

Há vários eventos in-world durante os quais são disponibilizados itens gratuitamente. Muitas vezes, estas ofertas temporárias encontram-se associadas ao aniversário de um criador (rez day), de uma loja ou de um evento comercial, como no caso da celebração do primeiro ano do evento The Seasons Story. A festa de aniversário decorre até ao final de Outubro de 2014 e há muitos artigos gratuitos à escolha. Basta visitar, percorrer o espaço e recolher os freebies.


The Seasons Story

http://maps.secondlife.com/secondlife/Nardias%20Cove/112/114/29

Muitas vezes, a melhor forma de ficar a par destas ofertas é através de blogs especializados em eventos e promoções - como, por exemplo, o blog Seraphim.

5. Hunts. Caçadores de freebies.

As Hunts são típicas caças ao tesouro: há locais a visitar, pistas a seguir e, se fizermos tudo bem, conseguiremos encontrar os prémios que os criadores oferecem. Nem todas as Hunts incluem artigos gratuitos, por isso é bom verificar as condições de cada uma destas caças ao tesouro antes de perder tempo a procurar abóboras no meio de um campo de feno ou uma caveira numa caverna escura.

Tal como acontece com outros assuntos que dizem respeito ao Second Life®, não faltam blogs especializados neste tema. O mais completo parece ser o blog Hunt SL, que garante actualizar a informação diariamente. Em cada post, existe uma descrição da caça ao tesouro e um link para o site da mesma. 

Por exemplo, a partir das 4 da tarde de hoje no Second Life® (meia-noite do dia 20 de Outubro, em Lisboa), terá início a segunda edição da "The Secret Dressing Room Hunt". A informação sobre esta caça ao tesouro encontra-se disponível no blog Hunt SL, bem como no site da organização: Fashion Story Fair


6. MARKETPLACE. Tantos freebies e tão pouco tempo!

Contendo mais de 2,5 milhões de artigos, o Marketplace (a loja online do Second Life®) é uma verdadeira fonte de freebies. Um utilizador apenas necessita de tempo e paciência para encontrar tudo o que precisa por L$0 (zero Linden dólares, a moeda do Second Life®). Os artigos são adquiridos no site e entregues in-world (i.e. dentro do Second Life®). As instruções sobre encontrar e comprar artigos no Marketplace encontram-se disponíveis aqui.

Nesta loja online encontra-se de tudo, desde mobiliário a veículos (e não apenas artigos de moda feminina, como pode parecer pela imagem).
Importante: os artigos com a designação "DEMO" não são verdadeiros freebies, são apenas amostras, como a palavra indica. Podem ser adquiridos e experimentados, mas provavelmente serão artigos incompletos (por exemplo, sem cor) ou apresentarão a palavra "demo" de um modo bastante visível.

7. Uma nota final sobre a personalização do avatar. Por vezes, ser um 'clássico' compensa.

A maioria das roupas e acessórios disponibilizados gratuitamente funciona melhor - em muitos casos, será mais correcto escrever 'funciona apenas' - com os avatares clássicos. Quem pensa personalizar o avatar, terá menos dificuldade em fazê-lo se escolher inicialmente um desses avatares [imagem abaixo]. Mesmo que tenham escolhido um dos novos avatares (em mesh), poderão sempre trocá-lo por um dos clássicos quando estiverem in-world. Encontram instruções para alterar o avatar inicial no Second Life® na parte inferior desta página da Knowledge Base.



Uma versão deste artigo, especialmente dirigida aos participantes do NaNoWriMo 2014, foi por mim publicada no blog NaNoWriMo @ Second Life®.
19 de Outubro de 2014
C.M.Elias (Camie Rembrandt, nos mundos virtuais Second Life® e Kitely)

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

Tradução automática

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Search This Blog