Amplify’d from knol.google.com
Efeito Proteu (no ciberespaço)
Proteu
Deus marinho da mitologia grega, Proteu é filho de Poseidon e de Tétis. Tornou-se guardador dos rebanhos de seu pai, isto é, dos grandes peixes, das focas e dos monstros marinhos. (...) Proteu tinha o dom da profecia e o poder de se metamorfosear para escapar aos perseguidores ou a quem o buscava para saber os acontecimentos futuros. Se alguém conseguisse vencer o medo perante as formas horríveis e terríveis que assumia, ele revelava a verdade, como sucedeu com Menelau, o rei de Esparta, que queria saber se e como podia voltar à sua terra, após a guerra de Tróia.[1]
Efeito Proteu
Em contextos online, a expressão "Efeito Proteu" designa um fenómeno caracterizado pela ocorrência de alterações comportamentais em utilizadores de ambientes virtuais como consequência da manipulação das suas representações digitais.
Investigações recentes têm demonstrado que a alteração das características das representações digitais dos utilizadores de ambientes virtuais podem ter um grande impacto nos seus comportamentos.
Alguns exemplos:
- utilizadores aos quais foram atribuídos avatares (representações digitais tridimensionais) atraentes demonstraram maior disposição para caminhar mais perto de avatares desconhecidos, partilhando mais facilmente informação pessoal, ao contrário do que acontece com utilizadores cujas representações digitais eram pouco atraentes[2];
- participantes que usaram avatares com características de pessoas idosas revelaram alguma alteração na percepção estereotipada das pessoas de terceira idade[2];
Read more at knol.google.com
- utilizadores que receberam avatares de um género diferente do seu (i.e. mulheres que receberam avatares masculinos e homens que receberam avatares femininos) alteraram o discurso de modo a torná-lo mais coerente com o género do avatar que lhes fora atribuído.
See this Amp at http://amplify.com/u/bwgzz
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.