Search This Blog

March 20, 2013

Saber do Trabalho, Aprendizagem Situada e Ensino Técnico

Saber do Trabalho, Aprendizagem Situada e Ensino Técnico

Jarbas Novelino Barato
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre em Tecnologia Educacional pela San Diego State University (SDSU); pesquisador independente na área de Trabalho e Educação. 

 B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, nº 3, set./dez. 2011.
Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.

Palavras-chave: Epistemologia; Saber no Trabalho; Ensino Técnico; Comunidades de Prática; Aprendizagem Situada

Disponível em: http://www.senac.br/BTS/373/artigo2.pdf

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

The Rapid eLearning Blog

the elearning coach

Free Technology for Teachers

Moodle News

Faculty Focus

SHIFT's eLearning Blog

Learning with 'e's

Social Media Examiner

Project Gutenberg Recently Posted or Updated EBooks