Jarbas Novelino Barato
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre em Tecnologia Educacional pela San Diego State University (SDSU); pesquisador independente na área de Trabalho e Educação.
B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, nº 3, set./dez. 2011.
Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.
Palavras-chave: Epistemologia; Saber no Trabalho; Ensino Técnico; Comunidades de Prática; Aprendizagem Situada
Disponível em: http://www.senac.br/BTS/373/artigo2.pdf
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.