January 28, 2014

Cloud Party encerra dia 21 de Fevereiro. Mais um ponto a favor do OpenSim?



Cloud Party vai encerrar em Fevereiro. Trata-se de mais um exemplo do pesadelo receado por qualquer criador/formador/organização ao escolher uma plataforma para investir na criação de um espaço virtual: a possibilidade de a empresa que gere a plataforma escolhida fechar as portas com 30 dias, ou menos, de pré-aviso. Neste caso, todos os conteúdos que não puderem ser exportados do Cloud Party serão perdidos pelos actuais utilizadores.

O Cloud Party tinha a grande vantagem de utilizar tecnologia WebGL, permitindo a sua utilização com recurso a um simples Web browser, sem necessidade de instalar qualquer software. Esta característica transformava a plataforma numa excelente porta de entrada para primeiros utilizadores - pessoas que nunca tinham experimentado um ambiente virtual tridimensional - algo que pude verificar em primeira mão, nas iniciativas que organizei.

Imagem de um ambiente virtual criado pela autora na plataforma Cloud Party


Haverá sempre uma nova plataforma para experimentar, com novas funcionalidades e preços competitivos, mas a questão permanece: quanto tempo irá durar?

Talvez resida nessa dúvida a razão pela qual cada vez mais organizações optam por desenvolver os seus ambientes digitais tridimensionais recorrendo a tecnologia OpenSim e alojando-as nos seus próprios servidores. 

Imagem de um ambiente virtual criado pela autora, utilizando tecnologia OpenSim

Tal como comentou Ilan Tochner, em resposta a um artigo sobre este tema, escrito por Maria Korolov, a tecnologia OpenSim pode não ser tão apelativa como WebGL ou Unity3D, mas continua a ser a opção mais segura para quem pretende implementar um projecto sem recear ver grande parte (ou mesmo a totalidade) do seu trabalho perdida, devido a uma decisão de gestão tomada por terceiros.

Cloud Party is dead. Long live OpenSim?





No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

Tradução automática

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Search This Blog