O Cloud Party tinha a grande vantagem de utilizar tecnologia WebGL, permitindo a sua utilização com recurso a um simples Web browser, sem necessidade de instalar qualquer software. Esta característica transformava a plataforma numa excelente porta de entrada para primeiros utilizadores - pessoas que nunca tinham experimentado um ambiente virtual tridimensional - algo que pude verificar em primeira mão, nas iniciativas que organizei.
Imagem de um ambiente virtual criado pela autora na plataforma Cloud Party |
Haverá sempre uma nova plataforma para experimentar, com novas funcionalidades e preços competitivos, mas a questão permanece: quanto tempo irá durar?
Talvez resida nessa dúvida a razão pela qual cada vez mais organizações optam por desenvolver os seus ambientes digitais tridimensionais recorrendo a tecnologia OpenSim e alojando-as nos seus próprios servidores.
Imagem de um ambiente virtual criado pela autora, utilizando tecnologia OpenSim |
Tal como comentou Ilan Tochner, em resposta a um artigo sobre este tema, escrito por Maria Korolov, a tecnologia OpenSim pode não ser tão apelativa como WebGL ou Unity3D, mas continua a ser a opção mais segura para quem pretende implementar um projecto sem recear ver grande parte (ou mesmo a totalidade) do seu trabalho perdida, devido a uma decisão de gestão tomada por terceiros.
Cloud Party is dead. Long live OpenSim?
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