March 21, 2013

Utilizadores de Firestorm: preparados para a introdução de SSB no Second Life?

A questão da introdução do SSB é especialmente importante para quem usa o Second Life com o viewer Firestorm (e muito provavelmente também para aqueles que usam outros third party viewers).



Recentemente, uma das reuniões semanais da VWER - Virtual Worlds Education Roundtable contou com a presença de Jessica Lyons (avatar à esquerda, na imagem), uma das responsáveis pelo Firestorm, que nos falou sobre as implicações que as alterações introduzidas pelo Project Shining da LL terão na forma como utilizamos o SL, e que cada vez mais afasta este mundo virtual da tecnologia OpenSim.

Um dos assuntos mais debatidos foi a nova forma de renderização dos avatares - Server Side Baking (SSB) - que poderá tornar muito complicada a visualização/utilização do SL com viewers que não tenham aderido ao SSB.

Basicamente, os avatares dos utilizadores com viewers sem SSB ficarão com aspecto estranho, para os próprios e para os outros também. A imagem seguinte permite ficar com uma ideia da deficiente renderização dos avatares:

Fonte da imagem: http://blog.nalates.net/nalates/wp-content/uploads/2013/02/ssbexample-276x435.jpg

A introdução do SSB no SL ainda não tem uma data concreta (alegadamente, a resposta da LL tem sido «em breve»), mas espera-se que ocorra até ao final de Abril.

A equipa do Firestorm tem estado a trabalhar na integração deste novo código. Infelizmente, a tarefa parece ser bastante complexa e propensa a inúmeros bugs.

De acordo com o que foi dito na reunião, esta situação afectará apenas o Second Life. A renderização dos avatares em mundos virtuais suportados por tecnologia OpenSim continuará a fazer-se como actualmente.

A transcrição do chat da reunião deverá ficar disponível no site da VWER dentro de alguns dias.

Fica dado o alerta. Esperemos que a comunidade lusófona que utiliza este mundo virtual não seja apanhada de surpresa...

------------

Mais sobre este assunto [em inglês], no fórum do website oficial do Second Life:
http://community.secondlife.com/t5/General-Discussion-Forum/The-Impact-Of-Server-Side-Baking/td-p/1891021

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

Tradução automática

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Search This Blog