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September 11, 2013
Mundos Virtuais: Crista Lopes sobre as razões para os actuais limites de capacidade das regiões #OSCC13
A maioria dos utilizadores de mundos virtuais já experimentou situações em que se torna impossível funcionar numa determinada região devido ao elevado número de avatares nela presentes, mesmo quando o limite teórico do simulador se encontra ainda distante. Como alguém me disse há muito tempo: «Nos mundos virtuais, a principal fonte de Lag são as pessoas.»
Numa das suas intervenções, no âmbito da #OSCC13, Crista Lopes falou sobre os motivos que levam a estes limites de capacidade das regiões criadas com recurso à tecnologia OpenSimulator (e também no Second Life).
Segundo Crista Lopes, não se trata apenas de um problema de configuração (i.e. falta de capacidade) dos servidores, o problema reside igualmente nos viewers, que simplesmente não suportam lidar com a presença de um elevado número de utilizadores numa única região. Assim, qualquer desenvolvimento ao nível da arquitectura dos servidores, terá de ser acompanhado por igual investimento nos viewers, pois, caso contrário, estas situações continuarão a acontecer - bastando para tal que um evento atraia mais do que uma dezena ou duas de utilizadores a regiões que teoricamente deveriam suportar 100 avatares.
O vídeo acima é um excerto da gravação da Opening Keynote da #OSCC13.
A gravação integral da sessão encontra-se disponível em:
http://www.ustream.tv/recorded/38381879
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